| 31/01/2005 19h17min
Os municípios de Alvorada, Viamão, Cachoerinha e Gravataí poderão adotar racionamento de água ainda nesta semana. A medida ocorreria porque os níveis do Rio Gravataí estão muito abaixo do normal nos pontos de captação da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).
Apesar de a empresa haver instalando bombas submersas emergenciais, a quantidade de água disponível não é suficiente para atender as 250 mil residências das quatro cidades.
A Corsan informará em caráter oficial a gravidade do momento e a necessidade de ser decretada situação de emergência. A decisão foi tomada em reunião nesta segunda, 31, no Ministério Público, em Porto Alegre, com representantes do MP, Corsan, Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram), Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Instituto Riograndense do Arroz (Irga), prefeituras envolvidas e o secretário das Obras Públicas e Saneamento, Frederico Antunes.
No encontro, foi ressaltado também que o abastecimento público é prioritário sobre todas as demais atividades econômicas usuárias do rio, conforme está previsto na legislação.
As informações são do site do governo do Estado.