| 21/01/2005 19h23min
O desenvolvimento das lavouras de soja do Rio Grande do Sul melhorou após as chuvas nos últimos fins de semana, apontou a Emater/RS-Ascar (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural). O comunicado foi divulgado nesta sexta, 21.
As lavouras vinham sofrendo com a falta de água no Estado, mas em muitas áreas, segundo a Emater, houve aumento do porte das plantas, assim como da área foliar, que estava reduzida em função da baixa umidade do solo.
– A situação fitossanitária é boa, sem ataques severos de pragas ou indícios graves de doenças. Não há nenhuma ocorrência de ferrugem asiática nas lavouras do Rio Grande do Sul.
A consultoria Agência Rural apontou que a safra brasileira de soja 2004/05 está 84% entre boa e excelente, ante 82% na semana passada. Contribuíram para a melhora justamente as chuvas no Rio Grande do Sul.
As precipitações recentes em quase todo o Estado foram de intensidade variável e produziram efeitos diversos. Em algumas regiões, elas amenizaram a estiagem e fizeram com que as pastagens brotassem novamente. Em outras, onde as chuvas caíram com menor intensidade, a recuperação não foi tão intensa. Também há áreas em que as chuvas não surtiram qualquer efeito benéfico.
As informações são da agência Reuters.