| 17/01/2005 12h40min
A estiagem continua castigando a agricultura gaúcha, apesar da chuva do fim de semana. A Defesa Civil recebeu mais 13 comunicados nesta segunda, dia 17. Já são 162 municípios em situação de emergência devido à estiagem no Rio Grande do Sul. Giruá e Arroio do Padre foram os dois últimos a informar o órgão, que realiza nesta segunda vistoria em seis cidades das regiões norte e nordeste do Estado.
Até o momento, a Defesa Civil possui 20 levantamentos concluídos. Os técnicos da Emater começam a aplicar, na quarta, dia 19, um questionário para determinar a situação do campo a 2 mil produtores rurais em 102 municípios gaúchos. A previsão é de que o levantamento seja concluído na próxima semana.
Os dados serão utilizados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário que estuda medidas para minimizar as perdas dos agricultores. A Emater estima perdas na colheita gaúcha deste ano nas lavouras de milho, feijão e soja. A entidade também calcula a queda 15% na produção leiteira do Estado.
O nível do Guaíba está 50% abaixo do considerado normal para esta época do ano. A última medição da Superintendência de Portos e Hidrovias aponta que o lago está 35 centímetros acima do marco zero em Porto Alegre.
As informações são da Rádio Gaúcha.