| 14/01/2005 13h48min
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, garantiu nesta sexta, 14, que o governo federal tem verba suficiente para atender aos produtores atingidos pela estiagem no Rio Grande do Sul.
O ministro recebeu hoje um relatório da Emater/RS sobre a situação dos municípios. Rossetto afirma que a prioridade é o replantio em regiões menos afetadas pela seca. Ele informou ainda que agricultores com mais de 30% de perdas nas lavouras já podem obter o seguro agrícola. Os produtores poderão receber até R$ 1,8 mil pelo seguro.
Na tarde desta sexta, Rossetto viaja para a região de Erechim, uma das mais atingidas pela estiagem. A Defesa Civil já contabiliza 136 municípios em situação de emergência. O órgão estadual ainda não recebeu pedido de Novo Hamburgo. Nesta quinta, o prefeito, Cleonir Bassini, decretou a situação de emergência. Seria o maior município do Estado nesta condição.
Neste final de semana, a meteorologia prevê chuvas em diversos pontos do Estado. Apesar do risco de temporais, e até de ocorrência de granizo, a chuva pode amenizar um pouco os efeitos da estiagem.
Com informações da Rádio Gaúcha e de Zero Hora.
Veja as imagens da seca no Estado