| 11/01/2005 20h09min
A estiagem não dá trégua para os gaúchos. Segundo a Defesa Civil, o número de cidades do Rio Grande do Sul em situação de emergência por causa da seca subiu para 107. Nesta terça, dia 11, os municípios de Inhacorá, São Valentim e Tiradentes do Sul decretaram situação de emergência. As regiões mais atingidas continuam sendo o Alto Uruguai, o Norte e o Noroeste, onde há quebra no cultivo do milho e onde o desenvolvimento da soja já começa a ser afetado.
O Nordeste brasileiro está em situação semelhante. Somado à Região Sul, são 387 municípios em situação de emergência – 18 em Santa Catarina. No Sudeste do país, no entanto, a situação é inversa. A cidade de São Bernardo do Campo, na região do ABC, foi duramente castigada pela chuva nesta terça, dia 11, que provocou congestionamentos e alagamentos. Na capital paulista, o córrego do Aricanduva chegou a transbordar.
E a situação pode piorar. A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alertas meteorológicos para as defesas civis da Bahia, do Distrito Federal, do Espírito Santo, de Goiás, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e de São Paulo a fim de prevenir contra a ocorrência de chuvas fortes, raios e rajadas de ventos.
Com informações de Zero Hora e Sedec.
Veja as imagens da seca no Estado