| 26/12/2004 11h15min
O quinto maior terremoto do século atingiu o sul da Ásia neste domingo, dia 26, e criou uma onda gigante, conhecida como tsunami, que avançou sobre o Sri Lanka e a Índia, afogando milhares e alagando ilhas turísticas na Tailândia e nas Maldivas.
Quase 5 mil pessoas morreram depois que uma parede de água de até 10 metros de altura, criada por um terremoto de 8,9 graus de magnitude, varreu a Indonésia. Dois terços da capital das Maldivas, Male, foi inundada e autoridades temiam pelo destino dos turistas que lotavam os atoís de corais durante o período de festas de fim de ano.
Em Sri Lanka, onde as autoridades falavam em 2,2 mil mortes, apelaram para forças de ajuda internacional de emergência, informou o gabinete do presidente Chandrika Kumaratunga. Um milhão de pessoas, ou 5% da população, foram afetadas, disseram as autoridades.
– O presidente declarou estado de desastre nacional devido à seriedade da situação – afirmou um representante do governo.
O primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, colocou a marinha em alerta depois que mil pessoas foram declaradas mortas e ofereceu ajuda urgente ao Sri Lanka.
O terremoto, cuja magnitude foi medida pelo centro de pesquisas geológicas dos Estados Unidos, teve início às 22h59min da noite de sábado (horário de Brasília), próximo à costa da ilha de Sumatra, no norte da Indonésia. Tremores múltiplos atingiram em seguida as ilhas Andaman.
Mais de uma centena de turistas ocidentais e asiáticos que estavam mergulhando durante o feriado estão desaparecidos nas ilhas ao sul da Tailândia, cerca de 70 deles apenas na famosa Emeral Cave. O governo mandou helicópteros para Koh Phi Phi e outras ilhas da região para verificar os danos e ordenou a retirada da população das áreas atingidas, incluindo as praias do resort de Phuket e Krabi.
– Nada assim jamais aconteceu em nosso país – disse o primeiro-ministro tailandês Thaksin Shinawatra.
As informações são da agência Reuters.