| hmin
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) Mista do Banestado adiou a reunião do colegiado para a próxima segunda, dia 27, às 15h, quando será votado o relatório final dos trabalhos. A CPI, presidida pelo senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), investigou a remessa ilegal de divisas para o Exterior, por meio das contas CC-5, destinadas a brasileiros que residem no Exterior e empresas com sede no exterior.
A comissão foi criada para apurar as responsabilidades sobre a evasão ilegal de divisas do Brasil, que teriam sido enviadas para o Banestado, com sede em Nova York, e depois remetidas para os chamados paraísos fiscais, em razão de denúncias veiculadas pela imprensa, reveladas pela operação macuco, realizada pela Polícia Federal.
O relator da CPI, deputado José Mentor (PT-SP), já apresentou seu parecer, bastante criticado pelos parlamentares da comissão, a ponto de Antero Paes de Barros anunciar que apresentará e colocará em votação um voto em separado, apresentando, portanto, um relatório alternativo da CPI, que indicia, entre outros, o ex-prefeito de São Paulo, Paulo Maluf, não incluído no relatório de Mentor.
As informaçõe são da Agência Senado.