| hmin
A quinta edição do Fórum Social Mundial começa a tomar forma a partir deste sábado, dia 13, em Porto Alegre. Cerca de 70 integrantes do comitê internacional de organização ficarão reunido por três dias para montar a estrutura do encontro, que ocorrerá de 26 a 31 de janeiro de 2005 na Capital.
Conforme o sociólogo Cândido Grzybowski, membro da secretaria internacional do Fórum, a idéia é oferecer aos 150 mil visitantes esperados para o ano que vem um encontro totalmente renovado. Para isso, as propostas de atividades foram formuladas pelos próprios participantes e enviadas ao comitê organizador. Até o último dia 10, haviam chegado 1.881 idéias. O grupo irá sistematizar as propostas para montar a programação oficial.
O primeiro passo para a renovação metodológica do FSM foi uma pesquisa realizada entre 3,5 mil participantes do encontro de Mumbai. Pelo levantamento, o evento ainda precisa ganhar em globalidade e representatividade social. Dos 71 mil delegados inscritos em Mumbai, 91% eram de indianos e de países vizinhos. A baixa presença de representantes da África (1% ) também chamou atenção.
As informações são do jornal Zero Hora.