| hmin
O governo editará medida provisória para autorizar o plantio de soja transgênica somente quando se esgotarem as possibilidades de votação da Lei de Biossegurança no Senado. A afirmação é do deputado federal Paulo Pimenta. Ele acredita que o projeto pode ser votado ainda nesta semana.
A Confederação Nacional da Agricultura estima que 20% da colheita de soja será transgênica em todo o país. No Rio Grande do Sul, 95% da próxima safra deverá ser geneticamente modificada, conforme a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul).
Para resolver o problema no Estado, o mais prejudicado com o impasse, a Farsul intensificará a pressão para que o governo federal edite medida provisória para liberar o plantio nesta safra. O presidente da entidade, Carlos Sperotto, irá terça, dia 14, a Brasília negociar com parlamentares e com o ministério da agricultura. Segundo ele, os agricultores precisam de definição urgente já que o plantio começa em 10 dias. As informações são da Rádio Gaúcha.