| 12/09/2004 18h02min
O Figueirense ganhou do Botafogo por 3 a 1 neste domingo, dia 12, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Schwenck abriu o placar para o alvinegro carioca, mas Éverton e Carlos Alberto (2) garantiram a vitória de virada para o alvinegro catarinense. Com o resultado, o Figueira chegou aos 44 pontos na tabela de classificação e subiu de 13º para 12º lugar. Já o Botafogo segue na zona de rebaixamento, com 30 pontos. No próximo domingo, a equipe catarinense enfrenta o Paysandu, em Belém (PA).
Embora tenha sido do Figueira o primeiro chute a gol, num arremate de Éverton, os primeiros 15 minutos da etapa foram dominados pelo Botafogo, que finalizou três vezes com perigo antes de abrir o placar, aos 14. O lance do gol começou com cruzamento de Elvis da ponta esquerda. Schwenck , aproveitando a marcação frouxa de Cléber e André Santos, cabeceou firme da marca do pênalti para fazer Botafogo 1 a 0.
A reação dos donos da casa foi praticamente instantânea. Aos 16 minutos, depois de Paulo Sérgio levantar da direita, o goleiro Jefferson saiu mal, a defesa carioca bateu cabeça, e a bola sobrou dentro da área para Éverton, que pegou de primeira e mandou rasteiro para o fundo das redes.
A partir do gol de empate, o Figueira melhorou em campo e esteve mais perto de ampliar que o adversário. O lance mais bonito foi de Fernandes, que voltava a atuar após quase dois meses afastado. O meia recebeu levantamento de Romualdo dentro da área, matou no peitou e bateu com perigo à direita de Jefferson, aos 23 minutos.
As duas equipes retornaram para o segundo tempo sem mudanças, e o Figueira chegou à virada logo no primeiro minuto. Fernandes passou por dois na esquerda e tocou para André, que viu a entrada de Carlos Alberto no segundo pau e deu um belo passe de trivela. Carlos Alberto pegou de primeira, sem chances para Jefferson. Figueira 2 a 1.
O time carioca não reagiu após tomar o gol e, 14 minutos depois, sofreu o terceiro, em outra grande jogada da equipe catarinense pela ponta esquerda. André Santos driblou dois na linha de fundo e cruzou para o meio. A bola chegou até Carlos Alberto, que novamente aparecia no segundo pau e que novamente marcou, fechando o placar em 3 a 1.
O Figueira seguiu dominando o jogo até o fim e esteve mais perto do quarto gol do que o Botafogo do segundo. O melhor lance da meia hora final ocorreu aos 42 e foi protagonizado por Genílson, que voltava a vestir a camisa do alvinegro catarinense após um ano e oito meses se recuperando de lesões. O atacante recebeu belo passe de Alexandre Gaúcho, penetrou na grande área, mas foi travado por João Carlos na hora do arremate.
Veja a galeria de fotos
MATEUS BOING