| hmin
A taxa de desemprego caiu para 16,5% em julho em Porto Alegre. O contingente de desempregados de julho foi estimado em 115 mil pessoas. No mês anterior, a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED/POA) havia apontado variação de 16,7%. A leve melhora se deve ao bom desempenho dos setores do comércio e dos serviços, com a criação de 3 mil e 4 mil postos de trabalho, respectivamente.
Os resultados dos dois setores atenuaram as quedas na indústria e na construção civil. Em junho, o rendimento médio real dos ocupados residentes em Porto Alegre aumentou em 0,8% e o dos assalariados ficou praticamente estável (-0,2%). O rendimento médio real dos ocupados passou a ser de R$ 1.090 e o dos assalariados de R$ 1.121.
A pesquisa é elaborada pela Fundação de Economia e Estatística (FEE), a Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social/Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social, a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese).