| 01/09/2004 22h30min
O Inter perdeu na noite desta quarta, dia 1º, para o Fluminense, no Maracanã pelo placar de 3 a 1. Os gols do tricolor carioca foram marcados por Edmundo, aos 38 minutos do primeiro tempo, Antônio Carlos, aos 21 minutos do segundo, e Thiago, já nos acréscimos. O gol colorado foi anotado por Rafael Sobis aos 30 minutos da segunda etapa. Com o resultado, o Fluminense alcançou os 39 pontos, enquanto que o Internacional continua estacionado nos 35. Quem não continuou foi o técnico Joel Santana, demitido após o jogo.
A derrota colorada pode ser descrita como uma tragédia em três atos. Os gols do Fluminense saíram em três falhas individuais do Inter. A primeira delas ocorreu aos 36 minutos do primeiro tempo. O lateral Leonardo Moura cruzou para a área e Edinho, de forma infantil, cortou a jogada metendo o braço na bola. Pênalti. Edmundo foi para a cobrança e não desperdiçou. Já no segundo tempo, aos 22, numa falta cobrada por Ramon, Clemer tentou encaixar, mas falhou feio, soltando a bola nos pés do zagueiro Antônio Carlos, que empurrou para dentro fazendo 2 a 0. A terceira e última falha viria nos acréscimos. O atacante Thiago recebeu um passe de Ramon, Vinicíus falhou e o atacante esperou a saída de Clemer, liquidando a partida e Joel Santana.
A partida começou com o Fluminense pressionando o Inter. Logo no primeiro minuto, Edmundo, desceu pela esquerda, cruzou, mas o zagueiro Antônio Carlos errou o cabeceio. Porém, foi só no começo a pressão do time carioca. O Inter acertou a marcação em cima de Ramon e Roger, equilibrou as ações e passou a controlar os ataques do Fluminense. O colorado percebeu que poderia encarar de igual para igual e passou a arriscar mais no ataque. E teve chance para sair na frente. A primeira delas veio aos 28 minutos. Rafael Sobis desceu rápido pela ponta-esquerda e deu um toque de calcanhar para Felipe, que cruzou para Fernandão mandar uma forte cabeçada na trave.
O Fluminense ficou assustado. Seis minutos depois, Elder Granja lançou Rafael Sobis, que chutou cruzado. Porém, Fernandão, que penetrava pelo meio, não conseguiu alcançar a bola, perdendo mais uma grande chance de abrir o marcador. Os dois times já estavam se acostumando com a idéia de ir para o intervalo sem gols quando veio a primeira falha e o pênalti convertido por Edmundo.
Joel Santana sabia que precisava mudar o time para reverter o quadro. Ainda no intervalo, o treinador retirou o volante Álvaro e colocou o atacante Diego. A mudança surtiu efeito. O Inter começou em cima do Fluminense. Contudo, era uma pressão sem efetividade e competência.
Então, aos 22 minutos, veio a segunda falha individual. Clemer deixou a bola escapar nos pés do zagueiro Antônio Carlos. O gol alterou o estado anímico do Inter. O time se perdeu em campo, passou a cometer faltas na entrada da área. Numa delas, Roger bateu forte, mas Clemer conseguiu espalmar pela linha de fundo.
Com um pouco de soberba, o Fluminense relaxou na marcação. E numa saída de bola errada de Antônio Carlos, Elder Granja lançou Rafael Sobis que, aos 30 minutos do segundo tempo, chutou cruzado para vencer o goleiro Fernando Henrique. O gol deu nova esperança ao time gaúcho, que apesar de estar a esta altura com apenas 10 homens (Wilson foi expulso pelo segundo cartão amarelo) em campo, partiu com tudo em busca do empate.
A última falha veio nos acréscimos. Aos 46 minutos da segunda etapa, Thiago recebeu de Ramon, esperou a saída de Clemer e liquidou a partida, para alívio da torcida tricolor, ou seria para alívio da torcida colorada?
• Confira a galeria de fotos