| 17/08/2004 15h38min
Uma megaoperação da Polícia Federal, batizada de Farol da Colina, busca em oito Estados doleiros suspeitos de remessa ilegal de dinheiro para o Exterior. O nome da força-tarefa, que conta com apoio do Ministério Público Federal, do Banco Central e da Receita Federal, é uma referência a uma conta no exterior que receberia o dinheiro enviado ilegalmente, chamada de Beacon Hill.
As remessas e recebimentos no Exterior envolveram US$ 20 bilhões entre 1997 e 2002. O grupo teria operado através das contas CC-5 do Banestado, que está sendo investigada por uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Congresso.
Cerca de 800 agentes começaram nesta terça, dia 17, as ações para cumprir os 123 mandados de prisão e 215 de busca e apreensão em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Paraíba, Amazonas e Pará.
Até a tarde desta terça, foram presos Camilo de Lelis Assunção, Carlos Maurício Inácio de Souza, Aroldo Bicalho e Silva e Paulo Roberto Grapiúna Lima em Belo Horizonte. Em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, devem ser cumpridos 13 mandados de prisões e 19 mandados de busca e apreensão.
No Rio de Janeiro, seis pessoas foram presas até agora na operação em várias casas de câmbio. Conforme o delegado da Polícia Federal Wagner Castilho ao menos 30 prisões foram realizadas em São Paulo.
Em Recife, duas pessoas foram presas, e outras três devem ser detidas no decorrer do dia. No Pará, foram cumpridos oito mandados de prisão e 12 de busca e apreensão.
As informações são da Globo Online.