| 08/08/2004 17h53min
O Figueirense empatou em 0 a 0 com o Juventude neste domingo, dia 9, em Caxias do Sul (RS), pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o alvinegro se manteve em oitavo lugar e chegou aos 34 pontos na tabela de classificação, um pontos a menos que o time gaúcho. O Figueira volta a jogar na próxima quarta: recebe o Corinthians, em Florianópolis.
Após um sufoco nos minutos iniciais, o time catarinense equilibrou a partida e começou a avançar com qualidade. Teve uma boa chance para abrir o placar logo aos 11 minutos, quando Fernandes desperdiçou um rebote na cara do gol.
O jogo foi movimentado no primeiro tempo, com as duas equipes partindo em velocidade e criando boas oportunidades. Antes do intervalo, Édson Bastos ainda salvou o Figueira com uma boa defesa, sozinho com um atacante adversário.
Na segunda etapa, o alvinegro teve mais dificuldades, o meio-de-campo cedeu muito espaço, o ataque não conseguiu segurar a bola, os erros de passe aumentaram, e o Juventude ganhou vários contra-ataques.
Mas se a atuação piorou, pelo menos o Figueira esteve mais próximo de marcar. Primeiro porque o zagueiro Naldo quase fez um gol contra. Édson Bastos ainda voltou a salvar o time de Florianópolis com mais uma grande defesa antes de Naldo colocar a mão na bola dentro da área, aos 26 minutos.
Pênalti, a melhor chance que o Figueira teria na partida. Mas Paulo Sérgio, o cobrador oficial da equipe após a saída de Sérgio Manoel, cobrou colocado e rasteiro, para a defesa de Eduardo Martini.
– Foi mérito dele, mas eu também não executei bem a cobrança. Mas só erra quem está ali para bater. Eu treino e me credenciei para isso. Infelizmente não saiu – disse Paulo Sérgio.
Apesar de a vitória ter escapado pelos dedos, o técnico Dorival Júnior comemorou a atuação.
– Quando tivemos posse de bola, conseguimos pressionar o Juventude. Gostei de ver a equipe novamente com pegada, vibrando, confiante, acreditando que tem potencial para chegar mais longe – afirmou.
O lateral-esquerdo André Santos e o volante Jeovânio são os desfalques para a partida contra o Corinthians – ambos estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo.
Com informações da CBN/Diário e do Diário Catarinense.
Veja a galeria de fotos