| 03/08/2004 00h01min
O tenista Gustavo Kuerten estreou com vitória no Masters Series de Cincinnati (quadra rápida, premiação total de US$ 2,45 milhões), nos Estados Unidos. Nesta terça, dia 2, Guga derrotou o qualifier Yen-Hsun Lu, de Taiwan, por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 3/6 e 6/3. O confronto teve quase duas horas de duração.
Na segunda rodada, o brasileiro terá pela frente o australiano Lleyton Hewitt que, ao contrário de Guga, teve um jogo tranqüilo na estréia em Cincinnati.
Em um hora e quinze minutos de jogo, Hewitt derrotou o russo naturalizado norte-americano Alex Bogomolov Jr. por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/4. O jogo entre Guga e Hewitt – cabeça-de-chave número 10 – só deve acontecer na quarta, em horário ainda não definido pela organização do torneio norte-americano. Ambos já se enfrentaram três vezes, com duas vitórias para o australiano.
O confronto desta segunda foi bastante equilibrado. Guga teve o saque como um dos seus destaques em quadra – foram 13 aces. Do lado de Yen-Hsun Lu, chamou a atenção as ótimas devoluções de bola, muitas delas na linha, e a quantidade de duplas faltas – nove no total.
Após desperdiçar algumas chances de quebra no início do jogo, Guga aproveitou a oportunidade que teve no nono game e impediu o adversário de confirmar seu serviço. Com a vantagem, o brasileiro só teve que confirmar em seguida para fechar em 6/4.
Na série seguinte, Yen-Hsun Lu atacou bastante e conseguiu a vantagem no placar com uma quebra do saque brasileiro no segundo game. O troco de Guga veio no quinto game, com uma dupla falta do tenista de Taiwan. Na seqüência, Guga mais uma vez teve o seu saque quebrado e voltou a ficar em desvantagem no placar: 4/2. O set seguiu sem quebras e Yen-Hsun Lu ganhou a série por 6/3.
No terceiro e decisivo set, Guga foi quem começou a fazer duplas faltas. O brasileiro, que ainda não havia cometido a infração no jogo, fez cinco delas somente no terceiro set. Guga, porém, recompensou os erros com seis aces.
Após ter seu serviço seriamente ameaçado pelo taiwanês, o catarinense conseguiu se salvar e ainda conquistou uma quebra no oitavo game, abrindo 5/3. Depois, bastou sacar bem para fechar em 6/3 e vencer por 2 sets a 1.
Guga ocupa a 24ª colocação no ranking mundial. Já Yen-Hsun Lu figura como o 94º colocado na mesma listagem, que leva em consideração os melhores resultados das últimas 52 semanas.
Veja abaixo os números da partida.
ANA LETÍCIA DA ROSA