| hmin
A tocha olímpica chegou neste domingo, dia 5, ao Japão, para a segunda etapa do revezamento de seis semanas até os Jogos de Atenas. As chuvas torrenciais que caem no país não foram suficientes para diminuir o entusiasmo dos japoneses em receber a tocha olímpica. O Japão foi sede dos Jogos de 1964.
Sob forte segurança, o ex-jogador de beisebol Kazushige Nagashima foi o primeiro a carregar a tocha olímpica, que fará um trajeto de 53 quilômetros no Japão, a partir da baía de Tóquio. O campeão olímpico de patinação de velocidade Hiroyasu Shimizu e o nadador Kyoko Iwasaki, medalha de ouro nos Jogos de Barcelona, em 1992, estavam entre os 136 participantes. O mesa-tenista de 15 anos Ai Fukuhara correu a parte final do trajeto.
– Não disse nada ao meu pai de que iria correr hoje porque ele ficaria muito enciumado – afirmou Nagashima, cujo pai Shigeo será o técnico da equipe japonesa de beisebol em Atenas.
A chama olímpica chegou a Tóquio depois de passar a última sexta-feira em Melbourne e Sydney, cidade que recebeu os Jogos Olímpicos de 2000. A capital sul-coreana Seul, que sediou os Jogos em 1988, receberá a tocha olímpica na segunda, dia 7.
A tocha, acendida em Olímpia, na Grécia, no dia 25 de março, percorrerá 33 cidades dos cinco continentes. Ela voltará para a Grécia no dia 9 de julho, quando dará a volta no país antes de acender a pira no Estádio Olímpico no dia 13 de agosto.
Com informações da agência Reuters