| hmin
No primeiro confronto Brasil x Argentina desta quarta-feira, dia 2, o catarinense Gustavo Kuerten enfrenta David Nalbandian em busca de vaga às semifinais de Roland Garros (piso de saibro, premiação total de 6.228.980 euros), em Paris. A partida começa por volta das 10h (horário de Brasília) na quadra Philippe Chatrier, a principal do complexo parisiense. O segundo confronto do dia ocorre à noite, em Belo Horizonte, com a Seleção Brasileira enfrentando a Argentina, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2008.
O clicRBS acompanha a partida de Guga em tempo real, ponto a ponto, e a ESPN/Brasil (canal 70 da rede a cabo NET) anuncia transmissão ao vivo.
Tricampeão do Grand Slam francês e cabeça-de-chave número 28 na edição deste ano, Guga vai encarar o atual oitavo colocado no ranking mundial, um atleta destro, de 22 anos, cuja maior façanha em 2004 foi alcançar as finais do Masters Series de Roma. O brasileiro, que vem de três vitórias por 3 sets a 0, pretende manter a concentração que está marcando seu nono Roland Garros como profissional.
Esse será o primeiro confronto oficial entre Guga e Nalbandian. Em novembro de 2002, os dois tenistas se enfrentaram no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, pelo Desafio Brasil-Argentina. Considerada como de exibição, a partida teve vitória do catarinense, de virada, por 6/7 (6/8), 6/4 e 6/3. Apesar do retrospecto mínimo, Guga disse que conhece bem o adversário:
– A gente se conhece bem e pelo que tenho visto ele está sentindo bem a bola. É um jogo difícil, e como ele é um cara que troca bastante a bola de direção, vai ser importante que eu jogue bastante na mesma direção, no corpo, para não abrir muito a quadra e ele não me fazer correr muito. A primeira bola vai ser importante, para botar ele um pouco na defensiva e não deixá-lo tomar conta do jogo – afirmou.
O tenista de Florianópolis (SC) espera estar preparado para as eventuais surpresas do argentino durante o jogo.
– Sei que vou enfrentar um grande jogador, com experiência em Grand Slam. Tenho que estar preparado para jogadas diferentes e saber o que fazer nos momentos mais difíceis do jogo – contou.
Na terça-feira chuvosa em Paris, Guga manteve a rotina de fisioterapia e preparação para os jogos. Pela manhã trabalhou com a fisioterapeuta Mariângela Lima, depois fez exercícios na piscina e treinou por 50 minutos com o juvenil brasileiro Raony Carvalho, na quadra 9. Na seqüência, trocou bolas com o técnico Larri Passos e passou por mais uma sessão de fisioterapia.
Se avançar pela quarta vez na carreira às semifinais de Roland Garros, o que seria sua 37ª vitória em 42 jogos no torneio, Guga soma 450 pontos no Sistema de Entrada e outros 90 pontos na Corrida dos Campeões 2004. O brasileiro ocupa a 30ª posição no primeiro ranking, e a 19º no segundo.