| 27/04/2004 12h48min
O tenista Gustavo Kuerten estreou com vitória no Torneio de Barcelona (piso de saibro, premiação total de 990 mil euros), na Espanha. Guga superou o sueco Thomas Johasson por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (7/5), 4/6 e 7/6 (7/5), nesta terça, dia 27, em 2h13min de jogo na quadra central do Real Club de Tenis Barcelona.
O brasileiro enfrenta agora o vencedor do confronto entre o croata Mario Ancic e o argentino Guillermo Cañas, pelas oitavas-de-final. Cabeça-de-chave número 6, Guga não precisou jogar a primeira rodada.
Nesta quarta, Guga volta a jogar na competição de duplas, ao lado do argentino Mariano Zabaleta. Eles enfrentam a dupla de israelenses formada por Jonathan Erlich e Andy Ram, em busca de vaga nas quartas-de-final.
O primeiro set começou com Johansson sacando e seguiu equilibrado até o fim. No 4/4, Guga teve a primeira oportunidade de quebra de saque, mas o sueco escapou com um bom primeiro serviço.
No game seguinte, Guga salvou um set point e, no 5/5, quebrou o serviço do adversário. Mas o catarinense teve o saque quebrado em seguida, e a série foi para o desempate.
Johansson saiu na frente, chegou a abrir 4/1, mas com curtinhas eficientes e bolas vencedoras Guga reverteu a situação e abriu 1 set a 0.
Na segunda série, Johansson manteve a consistência e quebrou o saque de Guga logo no primeiro game. No 1/2, Guga chegou a ter quatro break points a seu favor, mas o sueco conseguiu evitá-los e manteve os serviços seguintes até empatar em 1 set a 1.
O terceiro set, logo no primeiro game, Guga salvou três break points. Voltou se livrar de outra quebra no quinto game para, no game seguinte, quebrar o serviço de Johansson.
Mas, quando foi sacar para fazer 5/2, Guga perdeu o saque, e o sueco empatou o jogo novamente, levando a decisão para o tiebreak. Johansson saiu na frente quebrando o primeiro saque de Guga, que se recuperou variando as jogadas e sacando bem para fechar o desempate em 7/5.
– Foi uma partida muito disputada. Sabia que teria um jogo duro pela frente, contra um rival experiente e de nível. Ele não estava errando, jogou plano o tempo todo e foi uma daquelas partidas decididas em um ou dois pontos. Os dois tiebreaks foram muito bem jogados por nós dois e acho que saquei um pouco melhor nos pontos importantes – disse Guga.
O tricampeão de Roland Garros ficou contente com a estréia, uma vez que havia perdido três partidas consecutivas na primeira rodada.
– Venho com muito pouco ritmo de jogo e fica tudo mais complicado quando isso acontece. Tecnicamente estou bem, mas é mais difícil jogar em um bom nível o jogo todo. Foi um resultado muito importante para mim e acho que vou poder jogar melhor no próximo jogo, contra o Cañas ou o Ancic. Mais uma ou duas vitórias podem me deixar mais à vontade em quadra – afirmou.
Campeão do Brasil Open e vice em Viña del Mar,no saibro, Guga quer recuperar a forma que o levou a conquistar tais resultados.
– Espero voltar a jogar naquele nível. São detalhes que me faltam. Desde Indian Wells não pude pegar ritmo de jogo. Foi mais de um mês só jogando três partidas, quatro com a de hoje, mas são coisas que só vem quando você começa a competir mais e mais – contou.
Por ter avançado às oitavas-de-final em Barcelona, Guga marcou 25 pontos no ranking mundial, em que é o 23º colocado, e outros cinco pontos na Corrida dos Campeões 2004, em que ocupa o 18º lugar.