| hmin
O jornal norte-americano The New York times, na edição deste domingo, dia 4, acusa o governo brasileiro de estar sofrendo de uma paralisia desencadeada pelo escândalo Waldomiro Diniz, o que teria deixado ainda mais frágil a administração Lula, que já vinha sendo alvo de críticas devido à política econômica adotada no seu primeiro ano.
Segundo a matéria, uma boa explicação para esta situação é o fato de o escândalo sugerir que as promessas de campanha, voltadas para a justiça social e o crescimento econômico, não sejam cumpridas. O jornal cita ainda a queda de popularidade do presidente Lula. Em uma pesquisa recente, a maior parte dos consultados disse que o país está "no caminho errado".
A crise teve início em fevereiro, com a descoberta de uma fita de vídeo mostrando o ex-assessor do Planalto, Waldomiro Diniz, pedindo ao bicheiro Carlinhos Cachoeira dinehro para campanhas eleitorais do PT. Na época, Diniz era presidente da Loteria do Estado do Rio de Janeiro (Loterj), tendo depois vindo a se tornar homem de confiança do ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, que também teve sua credibildade abalada com o episódio.