| hmin
É comum, dentro do futebol, a expressão "jogador de grupo". Trata-se do atleta que, apesar de não fazer parte do time titular de forma contínua, tem grande importância para a equipe, tanto dentro como fora de campo. No Figueirense, a definição praticamente descreve a personalidade de Simplício.
O volante está no Orlando Scarpelli há três anos e é remanescente do projeto da Série B do Brasileiro de 2001, quando o Figueira conquistou o acesso à elite nacional. Apesar do técnico Dorival Júnior ainda não ter confirmado, é quase certo que o experiente jogador deve ser o substituto de Jeovânio, que cumpre suspensão, no domingo, diante da Chapecoense.
Simplício é um dos líderes do grupo alvinegro e uma espécie de 12º jogador da equipe, pela presença constante e pela versatilidade, tanto no meio-de-campo como nas laterais.
– Se eu fosse jovem, exigiria jogar apenas na minha posição, como volante. Mas já tenho 35 anos. No meu setor, tem o Carlos Alberto, que está na Seleção Brasileira (Sub-20), e o Jeovânio, que também vem em grande fase. Como eles atuam em uma função em que é necessário cometer muitas faltas, levam muitas cartões, e surgem as oportunidades para mim – disse.
Dessa vez, Simplício não será improvisado, mas vai atuar em uma posição diferente da de Jeovânio, que normalmente é o primeiro volante.
– Conversamos com o Júnior, que é um técnico de muito diálogo, com o Márcio Goiano e o Cléber e chegamos à conclusão que é melhor o Carlos Alberto ser recuado, pela marcação forte, e eu ficar mais adiantado, pela facilidade na saída de bola – afirmou.
A CBF divulgou nesta quinta as partidas do Figueira que serão transmitidas ao vivo no Brasileirão 2004. A lista compreende até a 34ª rodada.
As informações são do Diário Catarinense.