| 19/03/2004 13h19min
Os fiscais federais agropecuários decidiram suspender a greve iniciada na última segunda e vão negociar com o governo, até o dia 29 de março, uma proposta que atenda às reivindicações da categoria, informou nesta sexta, dia 19, a Associação Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa).
– Decidimos suspender a paralisação até dia 29, enquanto definimos uma proposta – afirmou Alexandre Palma, diretor de comunicação da Anffa.
A decisão de voltar ao trabalho foi tomada porque o governo sinalizou maior disposição em negociar e em atenção ao apelo do setor agroindustrial, que vem sofrendo com a paralisação. Frigoríficos deixaram de funcionar nos últimos dias devido à falta de inspeção federal, e longas filas de caminhões se formaram em estradas.
Os fiscais são responsáveis pela fiscalização e certificação fitossanitária na exportação de produtos de origem vegetal e animal. Entre outras funções, também monitoram o trânsito nacional e internacional de animais. Eles reivindicam reajuste salarial e outros benefícios.
Será formada nesta sexta um grupo de negociação com parlamentares e representantes da Anffa, da agroindústria e dos ministérios da Agricultura, do Planejamento e da Casa Civil.
– Agora, vamos negociar em outro patamar. Queremos até o dia 29 a publicação de uma medida provisória com a proposta alternativa. Senão, voltamos à greve – disse Palma.
As informações são da agência Reuters.