clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 18/03/2004 12h32min

Lula quer finalizar obras inacabadas

Presidente anunciou conclusão de projetos no Nordeste

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta, dia 18, que o Brasil precisa deixar de ser "um país de obras inacabadas" e prometeu finalizar três projetos importantes para o Nordeste ainda neste mandato. As declarações foram feitas durante a cerimônia de assinatura de um convênio entre o Ministério da Ciência e Tecnologia e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife, que prevê investimentos de R$ 5 milhões em pesquisa.

– Quero desobstruir todas as obras que estão emperradas, chega de estradas e hidrelétricas paralisadas – declarou o presidente durante a solenidade que começou com atraso.

Na noite desta quarta, ao participar da abertura da 2ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, em Olinda, o presidente deu sinais de cansaço. Nesta manhã, no entanto, Lula se mostrou mais bem-humorado e disposto, e conseguiu arrancar risadas da platéia três vezes durante um discurso improvisado de 25 minutos.

O presidente reafirmou seu compromisso de campanha de melhorar os índices de desenvolvimento no Nordeste e chamou atenção para o grande número de nordestinos no governo.

– Temos a chance de fazer o que é reclamado há séculos e quem está falando não é um sulista com pena do nordestino que vai para São Paulo construir casas. Nós sabemos construir outras coisas também – afirmou Lula, que é pernambucano.

Lula destacou três obras necessárias para o Nordeste. A primeira é a redistribuição de água do rio São Francisco, uma obra que pretende inaugurar "ainda neste mandato". A segunda é uma transferrovia que garantiria melhores condições para transporte de carga e viagens turísticas e a terceira é a duplicação da BR-101, rodovia que atravessa todos os Estados do Nordeste.

Em seu pronunciamento durante a cerimônia, na qual estava acompanhado do ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, outro pernambucano, Lula ressaltou que a comunidade científica e a sociedade devem estar mais próximas. Como exemplo dessa aproximação, Lula citou a pesquisa para obtenção do biodiesel através da mamona, planta que pode ser plantada em larga escala no semi-árido nordestino.

As informações são da agência Reuters.


Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.