| 11/03/2004 11h40min
As vendas reais da indústria cresceram 2,77% em janeiro na comparação com dezembro e mais de 10% em relação ao mesmo mês de 2003, segundo informou a Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quinta, dia 11. É o sétimo mês consecutivo de alta no setor.
Para a entidade, os dados apontam para uma "retomada moderada'' da atividade e ainda refletem, principalmente, uma redução de estoques por parte das indústrias e um desempenho favorável das exportações.
– Não há sinais ainda de um novo ciclo de investimentos na indústria – ponderou o chefe da Unidade de Pesquisa da CNI, Renato Fonseca, acrescentando, no entanto, que a expectativa é que a trajetória de recuperação se mantenha.
Em janeiro, as vendas industrias subiram 2,77% em relação a dezembro, segundo dados dessazonalizados. Frente a igual período do ano passado, o avanço foi mais forte, de 10,8%. A CNI apontou que o crescimento do faturamento foi bem mais expressivo do que a alta
da produção industrial, que subiu 0,8% em
janeiro, segundo dados do IBGE divulgados na quarta.
– Este contraste é de certo modo explicado pelos estoques dos produtos finais das empresas que ainda estavam elevados ao fim do ano passado. O reflexo sobre a produção do aumento das vendas só deverá ocorrer de maneira mais significativa nos próximos meses – afirmou a CNI em nota.
Fonseca destacou, ainda, que a alta das vendas na comparação com janeiro do ano passado foi influenciada pela baixa base de comparação.
Com base em dados dessazonalizados, a CNI informou ainda que o uso da capacidade instalada nas indústrias ficou estável em janeiro em 80,3%, mesmo patamar verificado em dezembro e em janeiro do ano passado.
– Essa estabilidade é efeito de uma economia praticamente estagnada – afirmou Fonseca.
O emprego na indústria subiu 0,14% em relação a dezembro, mas teve queda de 0,10% frente ao mesmo mês do ano passado. Os indicadores da CNI são levantados
mensalmente com base em consultas feitas a cerca de 3 mil
empresas em 12 Estados.
As informações são da agência Reuters.