| 27/02/2004 10h
Os cardíacos que se preparem. A partir das 21h30min desta sexta, dia 28, tem mais Gustavo Kuerten em ação na quadra central do complexo da Costa do Sauípe (BA). Dessa vez, contra o argentino Jose Acasuso, a emoção é ainda maior: vale uma vaga à decisão do título do Brasil Open 2004. O clicEsportes acompanha o jogo ponto a ponto, em tempo real, e os canais de TV Record e Sportv anunciam a transmissão ao vivo.
Acompanhar as raquetadas de Guga no saibro do torneio baiano tem sido sofrido até mesmo para os mais duros e insensíveis torcedores. Depois de vencer de virada o inexpressivo espanhol Oscar Hernandez logo na estréia, Guga sofreu para derrotar nas oitavas o francês Richard Gasquet, de apenas 17 anos. Nesta quinta, novo susto na torcida ao chegar a estar perdendo o primeiro set por 5/0 para o argentino Franco Squillari antes de virar o jogo e vencer por 3/6, 7/5 e 7/5. Em todos os três jogos, a raça do brasileiro falou tão alto quanto os gritos de incentivo vindos das arquibancadas.
– Durante todo o jogo o pessoal me apoiou e parecia que era uma força a mais – emocionou-se Guga ao final do jogo pelas quartas-de-final. – Me sentia mais leve, mais solto, com mais vontade. Todo mundo pode ter certeza de que não vou medir esforços para estar na final desse torneio no meu país.
Para avançar à final do Brasil Open, Guga terá que passar por Acasuso. Ambos se enfrentaram apenas uma vez, e a vitória valeu a Guga o título do Torneio de Buenos Aires em 2001.
– Cada jogo meu vem sendo uma guerra, uma dureza, as situações têm sido dramáticas, mas estou sabendo lidar com tudo isso com tranqüilidade – analisou o catarinense, cabeça-de-chave número 3 na Bahia. – Espero poder jogar mais à vontade contra o Acasuso e tentar estar agressivo desde o início.
Aos 21 anos, o argentino é profissional há quatro e tem apenas um troféu no currículo, conquistado em 2002, em Sopot (Polônia). Na semana passada, alcançou as semifinais em Buenos Aires, perdendo para o vice-campeão, o espanhol Carlos Moya. Acasuso é o 92º colocado no ranking mundial e o 54º na Corrida dos Campeões 2004, enquanto Guga ocupa a 17ª e a 14ª posição nas duas listas, respectivamente.
Para se preparar para a partida desta sexta, Guga treinará em dois períodos, às 15h e às 20h, na quadra 5 do complexo baiano. Nesta quinta, o brasileiro também bateu bola duas vezes e, segundo o técnico Larri Passos, foi o que fez a diferença:
– À tarde fizemos um treino mesmo, e o que mais me deixou feliz (no jogo contra Squillari) foram as subidas à rede, que trabalhamos. O Guga merece. Foi mérito dele ter treinado e não só ter feito um aquecimento.