| 25/02/2004 21h52min
O brasileiro Gustavo Kuerten está nas quartas de final do Brasil Open (piso de saibro, premiação total de US$ 380 mil), na Costa do Sauípe (BA). Na noite desta quarta, dia 25, Guga derrotou o francês Richard Gasquet por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/3) e 6/3.
Nesta quinta-feira, ainda sem horário definido, o cabeça-de-chave número 3 do torneio enfrenta o argentino Franco Squillari por uma vaga nas semifinais. Também nesta quarta, Squillari avançou ao derrotar o compatriota Gaston Gaudio (sétimo pré-classificado) por 7/6 (7/3) e 6/3.
Guga e Squillari já se enfrentaram três vezes, com duas vitórias para o catarinense. A mais recente delas foi no há duas semanas, pelas oitavas-de-final do Torneio de Viña del Mar, no Chile, quando Guga venceu por 6/1 e 7/6.
Com a vitória sobre Gasquet, Guga segue como o único brasileiro vivo na chave do Brasil Open. Isso, claro, sem contar o gaúcho naturalizado alemão Tomas Behrend. Depois de eliminar na estréia o espanhol Carlos Moya, cabeça-de-chave número 1, Behrend avançou às quartas ao derrotar o também espanhol Ruben Ramirez Hidalgo por duplo 6/2. Seu próximo adversário, nesta quinta-feira, será o argentino Jose Acasuso.
Depois de sofrer para vencer o espanhol Oscar Hernandez na estréia na Bahia, Guga teve mais facilidade nesta quarta-feira. Tranqüilo e com paciência para longas trocas de bola, o brasileiro também soube atacar o francês com agressividade nos momentos certos.
Gasquet chegou a ter o primeiro break point do jogo, no quarto game do primeiro set, mas não aproveitou. Guga também não converteu a sua chance de quebra, no nono game, e a decisão foi para o tiebreak. Com o francês já dando sinais evidentes de esgotamento físico, Guga conseguiu dois minibreaks. O brasileiro teve o primeiro set point quando Gasquet sacava em 2/6, mas converteu apenas o segundo, com o seu saque, fechando a parcial em 7/6 (7/3).
Suando muito e com a fisionomia lívida devido ao calor e ao cansaço, o francês chegou a sinalizar ao técnico que pretendia abandonar a partida logo no início do segundo set. Com uma dupla falta, Gasquet deu a Guga a primeira quebra de serviço da partida no segundo game da parcial, e o brasileiro sacou em seguida para abrir 3/0. No intervalo antes do quarto game, o francês chegou a pedir atendimento ao fisioterapeuta da partida, mas decidiu permanecer na quadra até o final do jogo.
No sexto game, Guga conseguiu nova quebra e sacou em 5/1 para fechar o jogo. Mesmo com um adversário debilitado do outro lado da rede, deu tudo errado para o brasileiro – totalmente desconcentrado, Guga chegou a cometer uma dupla falta na rede e acabou permitindo que Gasquet devolvesse uma das quebras de serviço. No 5/3, novamente com o saque na mão para vencer o jogo, Guga voltou a bobear e chegou a ter dois break points contra. Com o apoio da torcida, o brasileiro salvou ambos e finalmente fechou a partida em 6/3, selando a vaga às quartas-de-final do Brasil Open.