| 18/04/2001 14h58min
O Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) tem uma solução para arrancar mais rapidamente a liberação da duplicação sul da BR-101, entre Palhoça, na Grande Florianópolis, e Osório, no Rio Grande do Sul. Em vez de um túnel no Morro dos Cavalos, em Palhoça, fonte do impasse atual para aprovar a obra, o DNER pretende duplicar as pistas seguindo o traçado já existente na mesma região. O anúncio do órgão federal provocou surpresa na comitiva de representantes do Sul de Santa Catarina, entre empresários, vereadores, deputados e lideranças locais, que faz nesta quarta-feira um périplo pela capital federal atrás de uma solução para a BR-101. O gerente do Programa do Corredor Mercosul, ligado ao DNER, Carlos Laselva, garantiu à comitiva que a alternativa para a obra será encaminhada ao Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e à Fundação Nacional do Índio (Funai) esta semana. A expectativa é que os dois órgãos se posicionem favoráveis à medida até o começo da próxima semana. O aval garantiria uma licença prévia para que o projeto de duplicação possa ser avaliado pelo banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O prazo para o governo federal se candidatar aos recursos da instituição internacional termina em setembro. O impasse que paralisa a tramitação da obra foi provocado pela indefinição da Funai sobre a construção de um túnel no Morro dos Cavalos, que abriga uma reserva de índios guarani. O órgão precisaria autorizar este trajeto. O Ibama aguarda este parecer para finalmente dar a licença ambiental ao DNER. A alternativa de seguir o atual trajeto não afastaria a possibilidade de futuramente o túnel ser construído, teria garantido o executivo do órgão rodoviário federal. O presidente da Câmara de Vereadores de Tubarão, Ronélio Cardoso Manoel, disse que a comitiva não ficou satisfeita com a notícia, apesar de ser um caminho que agilizaria o projeto. Manoel adiantou que o grupo fará nesta quarta-feira pressão na Funai e Ibama para conservar a obra que inclui a reserva. Manoel sugere que o custo é muito inferior e não implicaria em atraso futuro por alguma nova mudança no projeto. Isso por que o DNER não descarta de fazer o túnel em vez de duplicar as atuais pistas depois de ter o sinal verde do BID. Confira a cobertura da polêmica da duplicação da BR-101.