| 17/02/2004 20h21min
O cansaço falou mais alto e o brasileiro Gustavo Kuerten foi eliminado logo na primeira rodada do Torneio de Buenos Aires (piso de saibro, premiação total de US$ 380 mil), na Argentina. Na semana passada, Guga disputou cinco jogos para ficar com o vice-campeonato no Torneio de Viña del Mar. Mas nesta terça, dia 17, o catarinense não resistiu aos potentes golpes de fundo de quadra do espanhol David Ferrer. Cabeça-de-chave número 4, Guga perdeu por 2 sets a 0, com parciais de 3/6 e 5/7.
Nas oitavas-de-final, Ferrer vai encarar outro brasileiro, Flávio Saretta. O paulista avançou ao derrotar o gaúcho naturalizado alemão Tomas Behrend na estréia por 6/4 e 6/2. A partida entre Ferrer e Saretta será disputada apenas na quinta-feira, em horário ainda a ser definido pela organização do torneio.
O próximo compromisso de Guga é diante da torcida brasileira. A partir da próxima segunda-feira, dia 23, ele disputa a chave principal do Brasil Open, na Costa do Sauípe (BA), também em quadras de saibro. O torneio é o terceiro compromisso do catarinense pela Turnê Latino-Americana do circuito mundial da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP).
Apesar de já começar a partida desta terça quebrando o serviço de Ferrer logo no primeiro game, Guga deu sinais claros de cansaço desde o início. Assim, permitiu que o espanhol devolvesse a quebra no game seguinte e conseguisse mais uma no quarto game. O brasileiro só foi confirmar seu serviço no sexto game do set. No oitavo, Guga chegou a ter uma chance de devolver a segunda quebra de saque, mas não aproveitou. Ferrer precisou de três set points para finalmente fechar a parcial em 6/3.
A força e pontaria certeira do espanhol batendo na bola desde o fundo da quadra esgotaram o brasileiro, que encontrava dificuldades para acompanhar o ritmo da partida. Sem condições de correr demais em quadra, Guga se apoiou no saque para levar a igualdade do segundo set até o 11º game, quando o adversário obteve mais uma quebra. Em 6/5, Ferrer sacou para acabar com a agonia do brasileiro, vencendo por 7/5 e garantindo a vaga às oitavas-de-final do torneio argentino, do qual Guga foi campeão em 2001.