| hmin
O brasileiro Gustavo Kuerten não terá muito tempo para recuperar o fôlego. Depois de disputar cinco jogos para conquistar o vice-campeonato do Torneio de Viña del Mar, no Chile, Guga já volta à quadra nesta terça, dia 17. Por volta das 19h (horário de Brasília), ele encara o espanhol David Ferrer pela primeira rodada do Torneio de Buenos Aires (piso de saibro, premiação total de US$ 380 mil), na Argentina.
Cabeça-de-chave número 4, Guga já foi campeão do torneio em 2001, quando derrotou o argentino Jose Acasuso na final, e chegou às semifinais no ano passado – perdeu para o espanhol Carlos Moya, que conquistou o título. Na tarde desta segunda, dia 16, o brasileiro desembarcou em Buenos Aires e já realizou trabalho físico com a fisioterapeuta Mariângela Lima e um treino com o técnico Larri Passos no Buenos Aires Lawn Tennis Club.
Guga e Ferrer se enfrentaram apenas uma vez pelo circuito mundial da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), também em quadras de saibro. Foi no ano passado, pelas oitavas-de-final do Torneio de Acapulco, no México, e o catarinense venceu de virada por 2 sets a 1, com parciais de 5/7, 6/1 e 6/2.
– Jogar contra um espanhol nunca é fácil, mas o principal vai ser eu me adaptar à quadra, que pode estar diferente, e sentir bem a bola na raquete, como em Viña. Se isso acontecer, tenho chances de jogar bem – analisou Guga.
Aos 21 anos, o espanhol tem apenas um título em seu currículo, conquistado em 2002, no Torneio de Bucareste (saibro), na Romênia. Ferrer é o 70º colocado no ranking mundial da ATP e o 68º na Corrida dos Campeões 2004 – Guga ocupa o 17º e o 13º lugares nas listas, respectivamente. Uma vitória na primeira rodada do torneio argentino vale 15 pontos no ranking mundial e outros três na Corrida.