| hmin
O suíço Roger Federer é o segundo finalista do Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam da temporada, que está sendo disputado no complexo de quadras rápidas do Melbourne Park. Além de garantir uma vaga na decisão do título, neste domingo, contra o russo Marat Safin, a vitória sobre o espanhol Juan Carlos Ferrero ainda valeu a Federer o posto de novo número 1 do mundo.
Na madrugada desta sexta, dia 30, pelas semifinais, o cabeça-de-chave número 2 do torneio derrotou o terceiro pré-classificado com facilidade por 3 sets a 0, parciais de 6/4, 6/1 e 6/4, em menos de uma hora e meia de partida na Rod Laver Arena. Ao final do jogo, o suíço de ajoelhou na quadra para agradecer o apoio da torcida.
– Talvez estivesse com cara de tranqüilidade na maior parte do tempo, mas estava nervoso – confessou Federer, antes de brincar: – Estou confiante. Quero dizer, você já viu algum número 1 do mundo que não seja confiante?
Atual campeão do Torneio de Wimbledon, o suíço assume a liderança do ranking mundial da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) após a derrota do ex-número 1, o norte-americano Andy Roddick, nas quartas-de-final em Melbourne, para Safin. Aos 22 anos, Federer é profissional há cinco e já acumula 11 títulos de simples e seis de duplas no currículo.