| hmin
A inflação medida pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) registrou uma alta de 0,27 ponto percentual no mês de janeiro, atingindo 0,88%. Em dezembro, o índice havia ficado em 0,62%, e nos últimos 12 meses, a taxa já soma uma alta de 7,17%.
A inflação ficou acima das expectativas do mercado, em meio a crescentes preocupações com o aumento de preços neste início de ano. Analistas ouvidos em pesquisa semanal do Banco Central previam um avanço para 0,68% neste mês.
– O IGP-M ratifica a decisão do BC em ter sido cauteloso, e infelizmente ascende uma luz amarela para a inflação – disse André Caminada, gerente de portfólio do Itaú Asset Management em São Paulo.
O IGP-M é calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) tendo como base os preços verificados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência, e utilizando três índices com pesos diferentes no seu resultado.
O Índice de Preços no Atacado (IPA), que tem
peso de 60% no índice geral, subiu 0,98% em janeiro,
contra uma alta de 0,64% em dezembro. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem peso de 30%, acelerou para 0,84%, ante alta de 0,41% em dezembro. A menor pressão veio do Índice Nacional do Custo da Construção Civil (INCC), que beirou a estabilidade, apresentando variação de 0,28% em janeiro, contra a alta de 0,99% em dezembro.
Com informações da agência Reuters.