| 27/01/2004 11h54min
O russo Marat Safin e o norte-americano Andre Agassi vão se enfrentar na primeira semifinal da chave masculina de simples do Aberto da Austrália. O primeiro Grand Slam do ano está sendo disputado nas quadras rápidas do Melbourne Park e distribui premiação total de 19 milhões de dólares australianos.
Ex-número 1 do mundo e campeão do Aberto dos Estados Unidos em 2000, Safin surpreendeu ao derrotar nas quartas-de-final o atual líder do ranking mundial. O russo precisou de cinco sets para passar pelo norte-americano Andy Roddick, cabeça-de-chave número 1, por 2/6, 6/3, 7/5, 6/7 (0/7) e 6/4.
Já Agassi, que defende o título conquistado no ano passado em Melbourne, nem precisou de muito esforço para avançar às semifinais. O francês Sebastien Grosjean, nono favorito, desistiu da partida quando o norte-americano vencia por 6/2 e 2/0.
Vice-campeão do Grand Slam australiano em 2002 (perdeu para o sueco Thomas Johansson na final), Safin completou 24 anos nesta terça e levou de presente um "Parabéns a Você" cantado pelos 15 mil torcedores presentes à Rod Laver Arena após o jogo contra Roddick. O russo disputou apenas 14 torneios em 2003 devido a uma séria lesão no pulso esquerdo, e terminou o ano fora dos 50 primeiros do ranking pela primeira vez desde 1997.
Aos 33 anos, Agassi busca seu quinto título em Melbourne. Depois de levar o troféu pela primeira vez em 1995, o norte-americano venceu as últimas três edições do Aberto da Austrália que disputou – em 2000, 2001 e 2003. Em 2002, Agassi não jogou por conta de uma lesão no pulso.
No total, a maratona de vitórias de Agassi no Grand Slam já chega a 26 jogos consecutivos – e, até agora, ele não perdeu um set sequer no torneio deste ano. Já Safin ainda não venceu um jogo por 3 a 0, ganhando duas partidas em batalhas de cinco sets.
– Vamos ser realistas. Olhem quantas horas eu passei na quadra: ele não passou por metade disso – afirmou o russo. – Andre é um grande tenista e eu espero jogar meu melhor tênis contra ele. Não importa o que aconteça daqui para frente, eu estou de volta.