| hmin
Apesar da cautela do governo gaúcho em confirmar o investimento, deve ser anunciada oficialmente no dia 5 de fevereiro a ampliação da fábrica da General Motors (GM) em Gravataí. O presidente mundial da montadora, Richard Wagoner, se reunirá na ocasião com o governador Germano Rigotto para uma audiência em Porto Alegre. A empresa iniciou as negociações com o Palácio Piratini em abril de 2003. A história se prolongou e, depois de sucessivos adiamentos, finalmente será confirmada a expansão da montadora no Estado. As filias da China e do México também estavam no páreo pela indústria com a unidade gaúcha.
A demora fez com que o novo veículo, a ser produzido pela unidade, também tivesse como destino o mercado latino-americano, do Oriente Médio e da África, além da China, objetivo inicial. Com a implantação do projeto, que prevê a criação de 1,5 mil empregos diretos, a produção aumentará de 120 mil para 200 mil unidades por ano. Serão investidos US$ 240 milhões e parte dos
veículos produzidos
também devera visar aos consumidores brasileiros.
De acordo com o secretário do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, Luis Roberto Ponte, o Estado tornará público os incentivos dados quando for confirmado o empreendimento. No dia 6 de fevereiro, Richard Wagoner será recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília. Participam do encontro o governador Rigotto e o secretário Ponte.
As informações são do jornal Zero Hora.