| hmin
O Palácio do Planalto confirmou a indicação do atual líder do governo no Congresso, senador Amir Lando (PMDB-RO), para o Ministério da Previdência Social.
Natural de Piratuba (SC), Amir Lando é membro titular das Comissões de Educação e de Assuntos Econômicos; é suplente nas Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania e de Assuntos Sociais do Senado Federal. É presidente da Comissão de Fiscalização e Controle do Senado desde 2001.
O senador foi o relator geral da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional, em 2000. Ele atua, ainda, na Subcomissão de Rádio e Televisão e na Comissão que estuda as questões comerciais entre o Brasil e o Canadá. No seu primeiro mandato como senador, ele foi relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que resultou no impeachment (impedimento) do Presidente Fernando Collor de Mello (leia a seção: CPI do PC, com relato histórico sobre rupturas políticas no País). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Amir Lando é senador desde 1999.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve anunciar ainda nesta tarde os novos nomes de sua equipe, que tomam posse em seguida. São eles: Eduardo Campos, da Ciência e Tecnologia; Eunício Oliveira, das Comunicações; Patrus Ananias, do Desenvolvimento Social; Tarso Genro, da Educação; Aldo Rebelo, da Coordenação Política; e Amir Lando, da Previdência Social.
Com informações da Agência Brasil.