| 13/01/2004 12h11min
Depois de vencer Alex Corretja de virada na estréia, o brasileiro Gustavo Kuerten tem outro tenista espanhol pela frente no Torneio de Auckland (piso rápido, premiação total de US$ 380 mil), na Nova Zelândia. Pelas oitavas-de-final, Guga enfrenta Alberto Martin por volta das 23h (horário de Brasília) desta terça, já quarta-feira no local da partida. O jogo será o terceiro da rodada na quadra central do ASB Tennis Center.
O brasileiro e o espanhol se enfrentaram apenas uma vez pelo circuito mundial da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP). Foi em 1999, pela segunda rodada do Masters Series de Cincinnati (EUA), com vitória de Guga por 2 sets a 0, com tranqüilas parciais de 6/2 e 6/3.
Aos 25 anos, Martin é profissional desde 1995 e tem três títulos de simples e um de duplas no currículo. Na semana passada, o espanhol estreou na temporada 2004 disputando o Torneio de Adelaide, na Austrália, vencendo o croata Mario Ancic na estréia e perdendo nas oitavas-de-final para o eslovaco Dominik Hrbaty – eventual campeão da disputa.
Dois anos mais velho e no circuito desde o mesmo 1995, Guga joga pela primeira no ano em Auckland, em busca do bicampeonato. O catarinense já faturou 19 títulos de simples e oito de duplas na carreira.
Após uma estréia complicada contra Corretja, em jogo que durou quase três horas, Guga comemorou a vitória de virada, chamando-a de um bom teste. O técnico Larri Passos também deixou a quadra central contente com o resultado:
– Essa vitória ajuda muito a parte mental do Guga. Foi um teste físico, mental e do coração, para qualquer um.
A vitória na primeira rodada já garantiu a Guga, cabeça-de-chave número 3 em Auckland, 15 pontos no ranking mundial da ATP e outros três na Corrida dos Campeões 2004. Se passar por Martin, soma 40 e oito pontos nas duas listas, respectivamente.