| hmin
A produção industrial brasileira expandiu-se em novembro de 2003 em relação a outubro, alimentando as expectativas de que a economia experimentou uma moderada recuperação no último trimestre. A produção da indústria avançou 0,8% contra o mês anterior, após cair em outubro nesse tipo de comparação. Em relação a novembro de 2002, a alta foi de 0,3%, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta, dia 8.
No ano, a indústria apresenta um leve crescimento de 0,1%. No período de 12 meses, a atividade industrial cresceu 0,4%. Em relação a outubro, oito dos 20 setores pesquisados apresentaram crescimento. O destaque foi a indústria Mecânica, com alta de 2%, dando continuidade a uma trajetória positiva que já dura cinco meses.
Na comparação com outubro, o segmento de bens de capital foi determinante para o crescimento da produção em geral, ao registrar expansão da produção de 3,9%. O segmento de bens duráveis teve alta de 2,2% contra outubro e o de intermediários, avanço de 0,4%. Já o segmento de semi-duráveis e não duráveis, os mais prejudicados pela queda da renda, caíram 1,6% em relação a outubro.
Na comparação com novembro de 2002, o IBGE constatou crescimento em nove dos 20 setores. O setor que exerceu maior influência positiva foi Mecânico, cuja produção subiu 8,5%.