| 04/01/2004 18h34min
A Câmara Municipal de Porto Alegre começará o ano com uma presidente, a ser escolhida na segunda, dia 5. A mais cotada para ocupar o posto de comando é a vereadora Margarete Moraes (PT). Indicada pela oposição, Clênia Maranhão (PPS) tentará impedir que o partido da prefeitura detenha em ano eleitoral também a cadeira principal do legislativo. Será a primeira vez que uma mulher ocupará a presidência em 231 anos de história.
O líder do PT na Casa, Carlos Pestana, acredita que a petista terá o apoio de 21 dos 33 vereadores. Imprevistos não devem ocorrer, a menos que os vereadores do PP e do PTB descumpram acordo firmado em 2002 com a base de sustentação do governo (PT, PC do B, PSB, PL e PSL).
Pelo acerto a presidência da Casa em 2004 seria do PT. A articulação possibilitou a vitória de João Dib (PP) em 2003. Não participaram da divisão de cargos PPS, PMDB, PSDB, PFL e PDT. Por isso, os partidos se uniram para lançar a candidatura de Clênia.
Apesar dos líderes de PP e PTB terem confirmado o apoio na última semana de dezembro, Clênia e seus aliados tentarão até os últimos minutos reverter o quadro. A petista Margarete disse que acredita que os líderes Pedro Américo Leal (PP) e Elói Guimarães (PTB), não desrespeitarão o acordo.
Em sessão legislativa extraordinária, o vereador Dib (PP) anunciará a sua renúncia para então ser realizada a eleição dos membros da Mesa Diretora. Também serão escolhidos os vereadores que integrarão as comissões permanentes. A sessão ocorrerá às 14h30min no Plenário Otávio Rocha.
Pela manhã, o balanço das atividades de 2003 será apresentado pelo presidente do legislativo, João Dib (PP). Ele concederá entrevista coletiva às 11h30min, no Salão Nobre da Presidência.
As informações são do jornal Zero Hora.