| 16/12/2003 20h54min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou mais uma estada no Exterior para lançar uma mensagem de otimismo ao país. Ao fim da 25ª Reunião de Cúpula do Mercado Comum do Sul (Mercosul), realizada em Montevidéu, no Uruguai, disse que a fase tenebrosa, de incertezas e do medo acabou no Brasil.
– Estou certo que o povo brasileiro vai ter um 2004 auspicioso. Não há por que não acreditar nisso. A fase ruim, tenebrosa, de incertezas, de medo por parte dos investidores acabou – disse o presidente.
Segundo Lula, o país crescerá em 2004 até mais do que alguns institutos de pesquisa apostam, mas não fixou o percentual de crescimento. Lula disse também que a economia brasileira precisa expandir rapidamente para gerar emprego e distribuir renda. Acrescentou ainda que nunca esteve tão otimista em relação ao país e que seu governo fez muito mais do que pensava neste primeiro ano.
Ao receber as chaves da cidade de Montevidéu, Lula disse que a reunião do Mercosul nesta terça serviu para consolidar o bloco econômico e que o Brasil e os países da América do Sul não nasceram para ser pobres a vida inteira e nem para ficar chorando por causa dessa condição.
– Não nascemos para ser pobres a vida inteira, para ser países em desenvolvimento a vida inteira, nem ficar de fórum em fórum chorando o fato de a vaca leiteira não ter passado na porta da nossa casa – afirmou Lula.
Conforme o presidente, é preciso agir, e não ficar esperando os demais países virem ao Mercosul, mas sim, mostrar ao mundo "o que somos, o que temos e o que queremos".
As informações são de Zero Hora e do Globo Online.