| 05/12/2003 14h16min
Em ritmo intenso de preparação para a temporada 2004, na academia Larri Passos Tênis Pro, em Camboriú (SC), o brasileiro Gustavo Kuerten definiu nesta sexta, dia 5, a programação para o primeiro semestre do próximo ano.
A rotina de torneios dos últimos anos será mantida praticamente a mesma. A temporada começa nas quadras rápidas da Oceani, passando depois para o saibro na América do Sul, voltando para o piso rápido nos Estados Unidos e seguindo para o saibro europeu antes de finalizar o semestre na grama do Torneio de Wimbledon.
O primeiro compromisso de Guga em 2004 começa no dia 12 de janeiro, quando defende o título do Torneio de Auckland, na Nova Zelândia. De lá, o catarinense segue para Melbourne rumo à disputa do primeiro Grand Slam da temporada, o Aberto da Austrália.
A maior novidade no calendário de Guga é a participação no Torneio de Viña del Mar, no Chile, em fevereiro. O brasileiro tem três títulos na competição chilena, disputada anteriormente em Santiago: foi campeão de duplas em 1996, ao lado de Fernando Meligeni, e de simples e duplas em 2000, em parceria com o paranaense Antônio Prieto.
– Estou super feliz de poder a voltar a jogar no Chile – disse Guga. – Me lembro muito bem do ano 2000: foi a primeira vez que ganhei simples e duplas num mesmo torneio, e vencer lá me deu muita confiança para fazer uma temporada especial no circuito, em que terminei como número 1.
O brasileiro iniciou a pré-temporada na última segunda-feira, ao lado de outros 11 tenistas profissionais e juvenis, brasileiros e estrangeiros. Guga treina no saibro por duas semanas e depois faz a transição para a quadra rápida em Camboriú.
– Estou treinando bem motivado e estamos fazendo uma preparação boa na parte física – explicou o tenista. – O básico é em cima do que a gente sempre tem feito, dando preferência para os torneios em que tenho jogado bem.