| 11/11/2003 21h37min
Os clubes de futebol catarinenses se reúnem em Conselho Técnico nesta sexta, dia 14, para oficializar as fórmulas das competições para 2004. O encontro acontece na Câmara Municipal de Balneário Camboriú, às 16h30min.
O calendário para a próxima temporada foi homologado nesta segunda pela Federação Catarinense de Futebol (FCF), e muita coisa mudou em relação a 2003. Tudo para atender ao Estatuto do Torcedor.
As competições começam no dia 21 de janeiro e só terminam dia 19 de dezembro. Serão pelo menos cinco torneios estaduais e três nacionais, oferecendo, assim, um mínimo de 10 meses de atividade para os clubes, conforme exige o artigo 8º do Estatuto do Torcedor.
A remodelação do calendário extingue a primeira e a segunda divisões em 2004 e institui as séries A-1, A-2 e B-1.
Da A-1 participam os quatro clubes que disputam as séries A e B do Campeonato Brasileiro, mais os sete clubes da extinta primeira divisão e o campeão da Segundona (ainda indefinido). A competição vai de 21 de janeiro a 18 de abril.
A fórmula, que será referendada no Conselho Técnico de sexta, é a seguinte: dois grupos com seis clubes, com cabeças-de-chave.
Os dois melhores de cada grupo se classificam para o quadrangular final, que vai revelar o campeão estadual – valendo vaga na Copa do Brasil de 2005.
– A fórmula é esta, não tem como mudar. O que os clubes vão definir é a composição dos grupos – afirma o diretor jurídico da FCF, Rodrigo Capella.
Os oito clubes que não disputam as séries A e B do Brasileiro entram na A-2, independentemente de classificação. Além deles, participam da competição os 11 clubes da atual segunda divisão (o campeão ganha vaga na elite) e ainda o Alto Vale, rebaixado em 2003.
A competição vai de 25 de abril a 19 de dezembro e vai definir os oito clubes que disputam a A-1 em 2005.
Já da B-1 participam aqueles clubes licenciados da FCF e os que desejam iniciar suas atividades. Equipes tradicionais como o Paysandu e o Carlos Renaux, de Brusque, receberam convite para disputar a competição, que começa no dia 15 de fevereiro e vai até 19 de dezembro. Dois se classificam para a Série A-2.
Outras duas competições foram criadas, mas ainda dependem do interesse dos clubes: os "Torneios Incentivo". São competições curtas para manter em atividade os desclassificados das fases decisivas das séries A-1 e A-2.
Veja abaixo o calendário.