| 29/10/2003 21h08min
O governo estadual promoveu nesta quarta, dia 29, a primeira rodada de debates com representantes do funcionalismo estadual a respeito da reforma da Previdência do Estado. Cerca de 60 entidades entre federações e sindicatos de servidores públicos se reuniram sob coordenação do chefe da Casa Civil, Alberto Oliveira, que abriu o encontro reafirmando que o projeto será construído com o diálogo entre todos os setores.
Uma equipe técnica integrada por representantes dos servidores será formada para auxiliar na formatação do projeto de reforma.
– Queremos ouvir as sugestões das entidades e, a partir disso, construir o projeto de lei que vai para a Assembléia. Além disso, o canal de comunicação com a Casa Civil está aberto, ou seja, todas sugestões são bem-vindas – disse Alberto Oliveira.
Oliveira reafirmou a decisão do governo de não privatizar o Instituto de Previdência do Estado (IPE). Segundo ele, a entidade será mantida como pública. A intenção foi reforçada também pelo secretário da Administração e Recursos Humanos, Jorge Gobbi. Já o presidente do IPE, Otomar Vivian, disse que a orientação do governador Germano Rigotto é no sentido de receber o maior número possível de entidades que representam o funcionalismo.
Vivian lembrou que o IPE atende a mais de 900 mil pessoas, entre servidores ativos, inativos, pensionistas e familiares, e afirmou que a manutenção e aprimoramento da qualidade dos serviços prestados tanto pela previdência quanto pelo plano de saúde dependem da solidariedade dos funcionários estaduais.
– A participação de todos os servidores, mesmo se a contribuição for em caráter facultativo, vai garantir o funcionamento e o crescimento do IPE – afirmou.
Algumas sugestões foram apresentadas pelos representantes de entidades e federações de servidores durante o debate e, conforme Alberto Oliveira, serão analisadas. O debate será retomado nesta quinta, dia 30, com o início do seminário Reforma da Previdência, promovido pelo governo do Estado através do IPE, e pelo Ministério da Previdência e Assistência Social. O encontro, que vai até sexta, dia 31, envolverá técnicos dos governos estadual e federal e lideranças sindicais gaúchas. O seminário acontece no Teatro do IPE, a partir das 9h.