| hmin
A inflação ao consumidor desacelerou em São Paulo em razão de menores altas de uma série de componentes do índice, mas as tarifas de serviços continuaram pressionando. A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) informou nesta terça-feira que a inflação caiu para 0,70% na terceira quadrissemana de outubro, após ficar em 0,78% na segunda.
O grupo do IPC que registrou a maior alta na terceira quadrissemana foi Habitação, que compreende as tarifas de serviços e cujos preços subiram em média 1,12%, acima do avanço de 0,91% na segunda. Com exceção desse componente, todos os outros apresentaram altas menores do que mostraram na segunda quadrissemana.
Os custos de Alimentação avançaram 0,87%, contra elevação de 1,03% no período anterior. A inflação da terceira quadrissemana corresponde ao período de 23 de setembro a 23 de outubro, comparado com as quatro semanas imediatamente anteriores. O IPC mede a variação dos preços no município de São Paulo de famílias com renda até 20 salários mínimos. A Fipe, da Universidade de São Paulo, divulga os dados do IPC a cada semana.
As informações são da agência Reuters.