| hmin
O brasileiro Gustavo Kuerten e o espanhol Alex Corretja disputam neste sábado, dia 25, uma vaga à final do Torneio de São Petersburgo (quadra de carpete coberta, premiação total de US$ 1 milhão), na Rússia. A partida está marcada para as 8h (horário de Brasília), na quadra central do Sports Complex Peterburgsky.
A segunda semifinal será disputada logo em seguida. Cabeça-de-chave número 1, o alemão Rainer Schuettler enfrenta o armênio Sargis Sargsian para decidir o segundo finalista do torneio russo. A decisão do título ocorre no domingo.
O jogo deste sábado será o oitavo duelo entre Guga e Corretja. A vantagem do brasileiro é total: Guga não só venceu cinco destes confrontos como perdeu apenas os dois primeiros, ambos em 1998. A última vez que os dois se enfrentaram foi em 2001, em uma partida memorável que valeu ao catarinense o tricampeonato em Roland Garros. A curiosidade é que será o primeiro jogo entre ambos disputado em quadra rápida – todos os outros foram no saibro.
– O Corretja é experiente e está jogando muito bem esta semana – analisou Guga. – A gente já jogou várias vezes e cada partida é uma história diferente. Vi ele jogar hoje contra o Grosjean e mostrou muito garra como sempre. Vou ter que tentar manter o mesmo ritmo das últimas partidas, jogando bolas profundas, com paciência e sendo agressivo quando der.
Apesar de atualmente ocupar apenas a 152ª posição no ranking mundial e a 101ª na Corrida dos Campeões 2003, o espanhol, de 29 anos, tem 17 títulos no currículo, incluindo o da Masters Cup de 1998. Com uma campanha fraca este ano, o melhor resultado de Corretja em 2003 está sendo justamente chegar às semifinais na Rússia. Antes disso, havia alcançado apenas as quartas-de-final de um único torneio, em Scottsdale (EUA).
Já Guga tenta alcançar o segundo título do ano, depois do troféu conquistado em Auckland em janeiro, e o 19º na carreira. Na atual temporada, o brasileiro ainda foi vice-campeão do Masters Series de Indian Wells (EUA) e semifinalista do Brasil Open, na Bahia, e dos torneios de Acapulco (México) e Buenos Aires (Argentina).
Cabeça-de-chave número 3 em São Petesburgo, Guga já garantiu 110 pontos no ranking mundial, em que é o 20º colocado, e outros 22 na Corrida, lista na qual ocupa a 19ª posição.