| hmin
O brasileiro Gustavo Kuerten estréia nesta terça, dia 21, no Torneio de São Petersburgo (quadra de carpete coberta, premiação total de US$ 1 milhão), na Rússia. Por volta das 15h (horário de Brasília), Guga entra em quadra no Sports Complex Peterburgsky para enfrentar o norte-americano Brian Vahaly pela primeira vez na carreira.
– Nunca joguei contra ele, então vai ser uma partida em que vou ter que, aos poucos, ir me encontrando em quadra e me acostumando com o jogo dele – disse o catarinense, que ao menos já viu Vahaly jogar. – Ele é bem sólido de fundo de quadra, tem uma esquerda melhor do que a direita, corre bastante e erra pouco.
Cabeça-de-chave número 3, Guga joga na Rússia pela segunda vez como profissional. A primeira foi em 1997, após a conquista do primeiro dos seus três títulos em Roland Garros, quando disputou o Torneio de Moscou e chegou às oitavas-de-final.
Ao lado do técnico Larri Passos, o tenista brasileiro chegou a São Petesburgo no último sábado e, entre um treino e outro, no domingo ainda encontrou tempo para conhecer a histórica cidade.
Enquanto Guga ocupa a 20ª posição no ranking mundial e a 19ª na Corrida dos Campeões 2003, Vahaly é o 74º e o 68º colocado, respectivamente, nas duas listas divulgadas nesta segunda pela Associação dos Tenistas Profissionais (ATP). Quem vencer o jogo desta terça soma 25 pontos na lista que considera apenas os melhores resultados das últimas 52 semanas e outros cinco no ranking que avalia apenas o desempenho na atual temporada.