| 30/09/2003 15h56min
O argentino Guillermo Coria é o quinto tenista a garantir uma vaga na Masters Cup, evento que finaliza a temporada do tênis masculino mundial reunindo os oito melhores jogadores do ano. O torneio será disputado entre os dias 8 e 16 de novembro, no Westside Tennis Club, em Houston (EUA).
É a primeira vez que um argentino se classifica para a competição desde Jose-Luis Clerc, em 1983. O único tenista da Argentina a chegar ao título da Masters Cup foi Guillermo Vilas, em 1974.
– É um sonho transformado em realidade – afirmou Coria quando soube da classificação. – Tive alguns momentos duros e muito ruins na minha carreira, mas sempre acreditei em mim mesmo e nas minhas possibilidades.
Aos 21 anos, Coria já faturou quatro títulos este ano – começando pelo Masters Series de Hamburgo e depois deslanchando para a conquista de três torneios seguidos em quadras de saibro, em Stuttgart, Kitzbuhel e Sopot. Ele também foi vice-campeão em Buenos Aires e no Masters Series de Monte Carlo, além de chegar às semifinais de Roland Garros e às quartas do Aberto dos Estados Unidos.
Os outros quatro tenistas já garantidos entre os oito participantes da Masters Cup são os norte-americanos Andre Agassi (campeão do Aberto da Austrália) e Andy Roddick (vencedor do Aberto dos Estados Unidos), o espanhol Juan Carlos Ferrero (atual detentor do troféu de Roland Garros) e o suíço Roger Federer (que venceu o Torneio de Wimbledon).
As últimas três vagas serão definidas nas cinco semanas finais do circuito da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) – se classificam os oito primeiros colocados na Corrida dos Campeões 2003, ranking que avalia apenas o desempenho na atual temporada.
O posto de número 1 do mundo ao final do ano foi decidido durante a Masters Cup nos últimos três anos: o brasileiro Gustavo Kuerten, em 2000, e o australiano Lleyton Hewitt, em 2001 e 2002.