| hmin
O Brasil será cabeça-de-chave na disputa do Grupo 1 da Zona Americana da Copa Davis de 2004. Com isso, a equipe brasileira sairá de bye (adiantada) na chave e só voltará a jogar na competição em abril do próximo ano. Os dois possíveis adversários do Brasil serão conhecidos na quinta, dia 25, em Londres, quando será realizado o sorteio dos confrontos da primeira rodada da Copa Davis 2004. Chile, Venezuela, Peru, Paraguai e Equador completam o Grupo 1.
O Brasil tem três chances de jogar em casa, contra Chile e Peru (o último confronto com esses países foi fora) e também contra o Paraguai (o que será decidido no sorteio, já que nunca se enfrentaram). O Brasil precisa vencer em abril para disputar novamente o play-off do Grupo Mundial, em setembro, e voltar à elite do tênis mundial.
No fim de semana passado, o Brasil perdeu para o Canadá, fora de casa, por 3 a 2, no play-off do Grupo Mundial da Davis 2003 e caiu para a Zona Americana. A equipe brasileira estava na elite do tênis mundial desde 1996, quando venceu a Áustria, em São Paulo.
Independentemente do resultado, o presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) Nelson Nastás, que esteve em Calgary assistindo aos jogos, reiterou apoio à equipe brasileira.
– Temos que valorizar o extraordinário espírito de luta de nossos jogadores, que superaram condições adversas, levando o confronto a ser decidido nos detalhes. A equipe terá senão o mesmo, o maior apoio da CBT no próximo ano – disse o presidente.
Sobre o fato de voltar a disputar a Zona Americana, Nastás lembra que grandes potências como Alemanha, Suécia e Estados Unidos também já jogaram nesta Divisão.
– Não é demérito nenhum disputar o zonal no próximo ano e novamente um play-off para voltar ao Grupo Mundial – disse Nastás, que estará em Londres para o sorteio.
A equipe brasileira formada por Gustavo Kuerten, Flávio Saretta, Ricardo Mello, André Sá, e mais o capitão Ricardo Acioly, o assistente-técnico Mauro Menezes e o preparador físico Eduardo Faria retornam ao Brasil nesta terça, dia 23.