| hmin
Foram definidos nesta quinta, dia 18, os jogos dos dois confrontos válidos pelas semifinais do Grupo Mundial da Copa Davis 2003. A partir desta sexta-feira, a Austrália recebe a Suíça e a Espanha encara a Argentina por uma vaga na decisão do título da disputa entre países mais importante do tênis mundial.
Em Melbourne, os confrontos do primeiro dia nas quadras rápidas da Rod Laver Arena vão reunir o número 1 da equipe da casa, Lleyton Hewitt, contra o segundo tenista suíço, Michel Kratochvil. Em seguida, Mark Philippoussis encara o campeão do Torneio de Wimbledon, Roger Federer, que vai atuar nos três dias do confronto – no sábado, joga a partida de duplas e, no domingo, volta à quadra contra Hewitt.
A Suíça chegou à final da Copa Davis apenas uma vez, em 1992, quando perdeu por 3 a 1 para os Estados Unidos. Já a Austrália tem um histórico de 27 títulos na competição, além de ter sido vice-campeã outras 19 vezes.
Na outra semifinal, a equipe espanhola recebe os argentinos nas quadras de saibro do Palacio de Deportes Jose Maria Martin Carpena, em Málaga, confiando na presença do número 1 do mundo, Juan Carlos Ferrero, para chegar à final. Nesta sexta, o atual campeão de Roland Garros enfrenta Gaston Gaudio, enquanto Carlos Moya joga contra o argentino Mariano Zabaleta.
A Espanha é a grande favorita depois que os dois principais jogadores argentinos, Guillermo Coria e David Nalbandian, desistiram da disputa devido a contusões. Os espanhóis já faturaram a taça uma vez, em 2000, derrotando a Austrália na final, e foram finalistas em outras três ocasiões: 1967, 1965 e 1922. Já o melhor resultado da Argentina na Copa Davis foi o vice-campeonato em 1981, quando perdeu por 3 a 1 para os Estados Unidos.