| 16/08/2003 17h59min
O Figueirense venceu o Santos por 1 a 0 na tarde deste sábado, dia 16, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Triguinho marcou o gol do jogo aos 40 minutos do segundo tempo. Com o resultado, o alvinegro catarinense chegou aos 34 pontos na tabela de classificação, enquanto o Peixe segue com 48. O Figueira enfrenta na próxima quarta o Atlético-PR, em Curitiba.
Num primeiro tempo corrido e de poucas faltas, o Santos teve mais volume de jogo e arriscou mais a gol, criando as jogadas sobretudo pelo lado esquerdo, com Nenê (que, vendido para o espanhol Mallorca, fez sua partida de despedida). O Figueirense foi prejudicado pela contusão de Jeovânio, aos 11 minutos, perdendo força na marcação.
No entanto, em termos de chances agudas de gol, as duas equipes tiveram desempenho semelhante. A melhor oportunidade do alvinegro catarinense ocorreu aos 17, com Cléber pegando o rebote e finalizando à esquerda de Fábio Costa. Já o Peixe esteve perto de abrir o placar aos 41, quando Elano, da entrada da área, bateu rasteiro no canto direito de Édson Bastos, que fez grande defesa.
O Figueira voltou melhor no segundo tempo, enquanto o Santos não apresentou o mesmo ímpeto ofensivo da etapa incial. O alvinegro catarinense acertou a marcação e saiu para o jogo. O gol da vitória saiu aos 40 minutos. Triguinho interceptou passe na linha do meio-de-campo e avançou livre pela esquerda até a grande área, quando driblou Preto com um corte para o meio e chutou forte a gol, vencendo Fábio Costa.
Veja a galeria de fotos do jogo