| hmin
Durante a abertura do Encontro Empresarial Portugal-Brasil, em Lisboa, nesta sexta, dia 11, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um apelo aos empresários brasileiros para que eles tenham uma maior participação no mercado internacional.
– Está na hora de os empresários brasileiros deixarem de ter medo e virarem empresários multinacionais. Estou convencido de que há um espaço extraordinário para que o Brasil possa de forma recíproca começar a fazer investimentos nos países que fazem investimentos no nosso Brasil – disse Lula.
O apelo do presidente vai ao encontro dos pedidos do governo português por mais investimentos brasileiros no país. Lula lembrou os grandes investimentos de Portugal no Brasil, que atingem cerca de US$ 15 bilhões, colocando o país europeu como terceiro maior investidor estrangeiro no país.
Lula repetiu sua visão de que Portugal oferece ''acesso privilegiado à União Européia e a seu mercado''. O presidente aproveitou para, mais uma vez, afirmar a sua política de fortalecimento do Mercosul, dizendo que ele pode funcionar como uma "poderosa plataforma para a integração de toda a América do Sul''.
No segundo compromisso do dia, Lula fez uma visita de cortesia à sede da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), cuja presidência é exercida, atualmente, pelo Brasil. Na ocasião, o petista procurou ressaltar as oportunidades que se abrem para uma atuação diplomática do bloco, citando o exemplo do apoio dado à independência do Timor Leste.
Fazem parte da CPLP, além do Brasil, Portugal, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Timor Leste, totalizando 220 milhões de pessoas.
No próximo mês, Lula viaja à África do Sul, Namíbia, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe.