| hmin
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai apresentar o programa Primeiro Emprego para a Juventude durante encontro nesta segunda, dia 30, com os 27 governadores. Na pauta, também está o esforço de Lula para convencer os colegas a assumir os custos políticos da defesa das reformas constitucionais que estão em discussão no Congresso.
O lançamento do programa ficará por conta do ministro do Trabalho e Emprego, Jaques Wagner. Jovens de 16 a 24 anos de baixa renda e baixa escolaridade serão os alvos principais da iniciativa. Para evitar uma corrida aos postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine), Wagner anunciou que a prioridade para a indicação será dos 250 mil jovens que já se inscreveram.
O Ministério do Trabalho e Emprego continuará direcionando
seus esforços para a captação de vagas com as empresas. Haverá uma política global de geração de empregos para o jovem, com a criação de um grupo interministerial para articular ações de governo
relativas aos programas para a
juventude. Um sistema de monitoramento avaliará o impacto e os rumos do projeto, que contará com o apoio dos governadores, das ongs e das empresas. Será um sistema de apoio ao trabalho para a juventude com qualificação e aprendizado.
O ministro espera estimular a responsabilidade social das empresas privadas, de economia mista, estatais e, principalmente, das pequenas e médias empresas, no sentido de que firmem protocolo de intenções para uma ação de responsabilidade social. O programa contemplará ainda o estágio nas empresas e manterá a atual lei do Jovem Aprendiz que determina cotas para a contratação. Será estimulado ainda o trabalho comunitário e o Serviço Civil Voluntário.
Com informações da Agência Brasil.