| hmin
Os serviços de manutenção nos primeiros 335 quilômetros da BR-101 e na BR-470 deverão iniciar dentro de 30 dias. A estimativa é o supervisor de Manutenção e Restauração do Departamento Nacional de Infra-Estrutura e Transporte (Dnit), o engenheiro Izaldo Carlos Kondlatsch.
Segundo ele, o processo foi despachado nesta quarta, dia 18, pela Comissão de Licitação do Dnit em Brasília (DF) e na próxima semana deverá ser aberta concorrência pública. O edital em andamento prevê a manutenção nas duas rodovias por um período de um ano.
A BR-101 será dividida em quatro lotes e 32 empresas se habilitaram para prestar o serviço. Já na BR-470 serão três lotes com frentes de trabalhos e 23 empresas participam da concorrência.
Desde o processo de mudança do Dner para Dnit, em julho do ano passado, todos os trabalhos de manutenção foram suspensos. Como resultado, o matagal às margens das rodovias cobre as placas de sinalização, o mato nas rótulas e nos canteiros que dividem os dois sentidos do trecho duplicado da 101 já bloqueiam a visualização da pista contrária, além do estado precário da pista de rolamento.